segunda-feira, setembro 13, 2004

o círculo perfeito

Os colégios abrem as portas e eu volto ao meu trabalho.

Volta aquele Setembro demasiado parecido a Outubro que rima com mochilas às costas e um caminho feito aos saltos entre as poças de água em direcção à nº3.

Começa a escurecer mais cedo e o Verão de tão curto e sujo de nuvens escuras parece já ter ido embora há tanto tempo que pouco existe para recordar.

É um regresso às aulas sem cadernos novos, sem cheiro de tintas recém impressas nos manuais, sem colegas vindos de outras turmas, sem professoras novas e nervosas, sem romances de verão...

Regressar às aulas era um ciclo que se repetia mas onde nunca se voltava à casa de partida.Não era um círculo era antes uma espiral ascendente. Cresciamos em anos, cresciamos em amizades, cresciamos em conhecimentos, cresciamos... agora não crescemos mais. Já devemos estar grandes. Já deviamos estar grandes. Já devia. O início da minha espiral encontrou o fim e eu desenvolvi-me em circulo.

Mais um dos meus amigos foi embora em busca do "american way of life". Outros compram casa e juntam.se. Os nossos irmão mais velhos sentem urgencia em procriar e os nossos irmão mais novos não acham isso estranho. Tudo isso me horroriza, me arrepia, me afasta. Recuso-me.

Bom... talvez esteja a dramatizar... talvez tb os outros o estranhem.

Por estas razões e por outras bastante mais objectivas increvi-me outra vez na escola. Escola Superior de Educação. Se calhar um dia serei mesmo professora e todos os anos, por esta altura, voltarei à escola.

O círculo perfeito.