segunda-feira, fevereiro 13, 2006

ressacando lx

Vi em Lisboa um grupo prai de 40 crianças chinesas (julgo eu...) a correr das Portas de S.Antão até ao Martim Moniz... concluí agradavelmente que esta cidade não é apenas cosmopolita porque acolhe (bem ou mal) imigrantes oriundos de quase toda a parte... agora há famílias que vivem aqui... não temos apenas os homens e as mulheres que trabalham... as crianças e velhos estão também cá...

O sol estava fantástico e embora um pouco perdida e sem nada de especial para fazer, a cena deixou-me estupidamente feliz. Era sábado e não havia escola mas os putos de várias idades vinham de mochilas e pastas de baixo do braço. Acho que vinham de uma qualquer escola alternativam onde falam e escrevem em chinês... Claro que isto já é uma fantasia minha...

Para além disso há a ligação do Carmo ao Elevador e outras coisas que eu não conhecia já. Agora venho e faço um pouco de turismo. Espanto-me com as lojas novas, maldigo o dia em que me passou esta ideia estranha de viver elsewhere e fantasio acerca da cidade.

Claro que Lisboa é cada vez menos minha e mais de outras pessoas, das conhecidas e das desconhecidas. Claro que o Porto é cada vez mais meu. E provavelmente isso vai transformar-me numa pessoa sem espaço para além do construido pela imaginação.

Sem descambar... gostei de ver algumas casas da rua da Madalena de cara lavadinha mesmo sem saber se isso corresponde a um interior recuperado, gostei de ver as bichas monstras para comprar bilhetes para o cinema, gostei de ver a gente na rua à noite, gostei dos bares que andam a abrir por ai mesmo sem mesmo ter entrado em algum. Gostei, com uma pontinha de inveja, da vida organizada dos meus amigos que continua sem que eu esteja para acompanha-la.